CONTACTOS

Posto de Turismo de Coruche

posto.turismo@cm-coruche.pt
T: +351  243619072
Serviço de Turismo de Coruche

T: +351  243610820
turismo@cm-coruche.pt

www.visitcoruche.com

www.cm-coruche.pt

www.visitribatejo.pt

CONTACTAR

© Turismo de Coruche. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black TripAdvisor Icon

TAUROMAQUIA

 

Tauromaquia


Perde-se no tempo a relação da tauromaquia com o concelho de Coruche. É dos poucos concelhos no país, se não o único, onde podemos encontrar todos os elementos ligados à tauromaquia. Atualmente as ganadarias são as seguintes: António Silva; Vale Sorraia; David Ribeiro Telles; Lopes Branco, Herdeiros; Herdeiros de Alberto Cunhal Patrício; Conde Murça.
 

Entre cavaleiros, forcados, matadores e bandarilheiros encontram-se figuras de reconhecido valor no panorama taurino nacional, alguns já retirados, como David Ribeiro Telles, José Simões ou António Badajoz, apenas para mencionar alguns.

Mas este também é um concelho recheado de figuras taurinas em todas as categorias profissionais, incluindo as de retaguarda, como o ferrador, o embolador, o correeiro, o alfaiate, o condutor do camião dos cavalos, o cocheiro, o moço de espadas.

A Praça de Toiros de Coruche, de primeira ordem, dá corridas em vários períodos do ano.

Mostrar Mais

Praça de Toiros de Coruche

 

A Praça de Toiros de Coruche foi inaugurada a 14 de agosto de 1966, durante as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, ano em que se comemoraram os 800 anos da reconquista cristã de Coruche.

Após a bênção da nova capela, construída no interior da Praça, e o descerramento de uma lápide evocativa da data pelo Presidente da República, o Almirante Américo Tomás, decorreu a corrida de toiros inaugural, sob a direção de Sr. Júlio Procópio, em que se lidaram toiros de D. Maria Manuela Andrade Salgueiro e do Dr. Fernando Salgueiro, para os cavaleiros Manuel Conde e Joaquim José Correia e os espadas Óscar Rosmano, José Falcão, Jorge Marques, César Marinho e António Sacramento. As pegas estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Montemor.

Inicialmente propriedade da Comissão Construtora, a 16 de agosto de 1971 a praça foi doada a três instituições de beneficência da vila de Coruche: Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, Santa Casa da Misericórdia de Coruche e Lar de São José.

A tradição tauromáquica de Coruche é antiquíssima e uma das mais ativas, existindo no concelho várias ganadarias bravas (David Ribeiro Telles, Vale Sorraia, Herdeiros, Dr. António Silva e Lopes Branco Herdeiros) e representantes de todas as profissões ligadas à arte de tourear, desde cavaleiros tauromáquicos e bandarilheiros, além do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.


Para visitar a Praça, que por norma só está aberta ao público durante os eventos tauromáquicos e outros, deverá ser contactada uma das entidades proprietárias:

 

Irmandade de Nossa Senhora do Castelo

Website: www.nossasenhoradocastelo.pt

E-mail: insc.coruche@gmail.com

Morada: Ermida Nossa Senhora do Castelo, Apartado 40, 2101–909 Coruche
Telefone: +351 243675748

 

Santa Casa da Misericórdia de Coruche

Website: www.scmcoruche.pt

E-mail: geral@scmcoruche.pt

Morada: Monte da Barca Coruche, 2100 Coruche
Telefone: +351 243618638

 

Lar de São José
Morada: Rua dos Bombeiros Municipais n.º 9, 2100-179 Coruche
Telefone: +351 243617285

 

Visitar no exterior

GPS: 38°57'30.3"N 8°31'16.9"W

Ver no Google Maps

Mostrar Mais