18.ª edição dos Sabores do Toiro Bravo regressa à praça

 

2022 marca o regresso do certame Sabores do Toiro Bravo, de 6 a 8 de maio, às típicas tasquinhas na Praça de Toiros de Coruche, mas também aos restaurantes aderentes, num formato híbrido que alarga o alcance do evento a espaços de tertúlia e a um programa de atividades paralelas, entre as quais mostras de artesanato, folclore ou animação taurina de entrada livre. A animação musical está igualmente garantida na Praça de Toiros e, de modo itinerante, nos restaurantes aderentes. O certame, que recebe em média cerca de 20 mil visitantes por edição, é um evento único no País e no mundo, tendo assegurado lugar nos principais roteiros gastronómicos. O mote é dado pela degustação de receitas que têm como ingrediente central a carne de toiro bravo, principal protagonista do evento gastronómico ribatejano, que é já uma celebração nacional das gentes, da cultura e dos sabores. A tradição volta a ser o que era.

Restaurantes aderentes:

Na Praça de Toiros de Coruche:

- DeCatering

- Jakim Girassol

- O Farnel,

- Ó Manel

- Páteo Sorraia

- Sabores de Coruche

Localização Google Maps

Nos próprios estabelecimentos:

- Cantinho da Sandra

- Coruja Chef

- Fonte de Pau

- Mr. Rino

- O Coruchense

- Ponte da Coroa

Clique nos restaurantes para obter a localização

Cartaz Sabores do Toiro Bravo 2022
horarios-sabores.png

PROGRAMA DO EVENTO:

sabores-2022-exterior
sabores-2022-interior

EMENTAS

DeCatering -

Jakim Girassol -

O Farnel -

Ó Manel -

Páteo Sorraia -

Sabores de Coruche -

- Cantinho da Sandra

- Coruja Chef

- Fonte de Pau

- Mr. Rino

- O Coruchense

- Ponte da Coroa

O programa do fim-de-semana de 6 a 8 de maio de 2022, dedicado aos Sabores do Toiro Bravo, inicia-se às 18 horas de sexta-feira, dia 6 de maio, com a inauguração oficial da 18.ª edição do certame gastronómico na Praça de Toiros de Coruche, a que se segue animação ao jantar com os grupos de música popular “Os Salta Pocinhas” e “Os Incógnitos”. À noite, pelas 23 horas, o DJ Ricky toma o palco junto à Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.

 

Já no sábado, 7 de maio, a animação é retomada ao almoço e ao jantar na Praça de Toiros com os grupos de música popular “Grupeto do Coreto” e “Charanga os Batata”. Segue-se atividade taurina na Praça, com entrada no setor 7, organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche. Às 15 horas e 30 minutos, na arena, tem lugar um treino do Grupo de Forcados Amadores de Coruche e, às 17 horas e 30 minutos, a “atividade taurina de pais e filhos”. O programa de sábado conclui-se às 23 horas com a atuação do DJ Tomás F no palco situado junto à Tertúlia.

 

Finalmente, às 11 horas de domingo, dia 8 de maio, prossegue a animação taurina na arena da Praça de Toiros, com treino do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita. Ao almoço existirá, mais uma vez, programação dedicada junto à Praça de Toiros com os grupos populares “Trinca Espinhas” e “Tocata do Rancho Folclórico Espiga Dourada da Volta do Vale”. Às 17 horas, na Praça da Água, acontece a Oficina de Folclore com a participação dos grupos folclóricos do Concelho.

 

Note-se que são 12 os restaurantes aderentes, seis dos quais em funcionamento na Praça de Toiros de Coruche (DeCatering; Jakim Girassol; O Farnel; Ó Manel; Páteo Sorraia e Sabores de Coruche) e seis a operar nos próprios estabelecimentos (Cantinho da Sandra; Coruja Chef; Fonte de Pau; Mr. Rino; O Coruchense e Ponte da Coroa), estes últimos com animação musical itinerante ao jantar de sábado (acordeonistas António Figueiredo e Eduardo Luís) e ao almoço de domingo (grupos Fazendeiros Del Pop e Os Incógnitos).

 

Durante estes três dias os restaurantes aderentes apresentam múltiplas receitas tendo como ingrediente central a carne de toiro bravo - espetada de toiro bravo em pau de loureiro; posta brava à lagareiro; vitela brava assada no tacho com batatinha assada e migas de broa e couve; vazia de toiro bravo com migas, batata frita e laranja; miminhos de toiro bravo na telha; bandarilhas de toiro bravo; canja de toiro bravo; rabo de boi estufado ou maminha na grelha com feijão preto são apenas algumas das muitas iguarias da gastronomia ribatejana que deliciam os visitantes. Além das múltiplas formas de provar a carne de toiro bravo, o certame estende-se à doçaria e aos vinhos da região, que acompanham os manjares.

 

Ao longo do evento decorre ainda uma Feira de Artesanato e Produtos Locais no interior e no exterior da Praça de Toiros. Com início às 18 horas de dia 6 de maio, a Feira encerra às 23 horas de sexta e sábado, e às 20 horas de domingo. No sábado e no domingo a abertura acontece às 10 horas. Ao sábado os restaurantes estão abertos para almoços e jantares, sugerindo-se a visita ao Núcleo Tauromáquico, ao Núcleo Rural ou ao Posto de Turismo, não esquecendo a Loja do Montado para aquisição de produtos locais e artesanato.

 

Em 2022 os corredores da Praça de Toiros voltam a encher-se de gente, restaurantes e tasquinhas para apresentar as melhores propostas da gastronomia ribatejana. São inúmeras as razões para uma visita inesquecível, a começar pelo Parque do Sorraia, onde se encontra a Praça de Toiros e onde os visitantes podem passear calmamente à beira rio. Ali tão perto encontra-se o parque radical, entre o pavilhão desportivo e o rio, um cais para pequenas embarcações, uma refrescante praça de água e um mural de homenagem à afición coruchense. Ainda no Parque do Sorraia é possível desfrutar da vista sobre o rio e do Jardim 25 de Abril.

 

Pelo Açude Ponte Pedonal do Sorraia os visitantes têm acesso à margem esquerda do rio. Também o centro histórico de Coruche é digno de visita, nomeadamente pela traça das suas casas senhoriais ou pelas magníficas fachadas das igrejas.

 

Por fim, não se dispensa a visita à Praça da Liberdade, onde se encontra o Edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho, bem como à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, cuja vista sobre o Vale do Sorraia deslumbra.

 

Coruche convida a viver o lado bravo da vida.