
Relembrar a Festa
Percurso expositivo
Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo: uma festa diferente, a mesma devoção
A edição 2020 das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo foram canceladas, contudo serão relembradas através de meios alternativos. Será possível “Relembrar a Festa” num percurso expositivo que "percorre" o circuito habitual do Cortejo Histórico e Etnográfico. Através desta página fazemos o convite à (re)visitação online.
Visitar o percurso expositivo online
Visualizar os vídeos que relembram a Festa
Consultar a programação das festas
Consultar informações sobre a visitação da Nossa Senhora do Castelo às localidades

O Município de Coruche disponibiliza rede wi-fi com acesso gratuito à Internet em algumas zonas de Coruche. Para aceder basta estar num dos locais públicos com cobertura e procurar no dispositivo a rede «Coruche Free».

Os vídeos que relembram a festa
Mapa do percurso expositivo "Relembrar a Festa"
Percurso expositivo "Relembrar a Festa"
O concelho mais a sul do Ribatejo realiza a cada ano, uma das mais antigas e simbólicas festividades e romarias que marcam a identidade do território - As festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, entre os dias 14 e 18 de Agosto.
As festas realizam-se na vila, sede do concelho, em espaços diversificados e com orientação ribeirinha, de que se destaca: Fogo de artificio, procissão, cortejo histórico e etnográfico, largadas de toiros, toiro à corda, concertos, praça da restauração, animação musical noturna, tertúlias tauromáquicas e tertúlias gastronómicas. Estimadas em cerca de 50.000 visitantes/ano as festas são o principal ponto de encontro das gentes de Coruche, residentes ou visitantes e constituem um notável contributo para a notoriedade da Vila e oferta turística da região e junto de públicos da proximidade de Lisboa, em especial da área metropolitana. Esta é também uma importante fonte de receita de verão dado que o regresso de emigrantes e a visita de amigos e familiares que aproveitam para fazer férias em Coruche constitui um importante fator de animação da atividade economia local, em especial, a restauração, o alojamento e o comércio local.
A festa tem como pontos altos: o dia da padroeira, dia 15 do mês de Agosto que celebra mais de 500 anos de culto, uma manifestação de fé e solenidade, a procissão em Sua honra e que traz devotos de toda a região. O dia 17 de Agosto, dia do Campino marca o dia do Concelho, feriado municipal e tem como ponto alto, o Cortejo histórico e etnográfico que evoca a cultura popular e a etnografia da região através de um percurso com aproximadamente mil figurantes, voluntários de associações e freguesias do concelho que interpretam mediante um tema, a matriz popular e identitária das gentes de Coruche, representativa do quotidiano e ligada sobretudo ao século XX, período anterior à globalização.
Os percursos, da procissão e do Cortejo realizam-se pelas principais ruas do centro histórico de Coruche, dando lugar à visibilidade do património arquitetónico característico de um centro histórico com casas senhoriais preservadas e acessibilidades requalificadas, o que gera momentos de rara beleza, cor e harmonia entre os recursos edificados e a recriação museológica da comunidade, dedicação coletiva que faz as delícias de milhares de visitantes e que assim contribui para a preservação e transmissão cultural dos recursos patrimoniais e turísticos do concelho.
O palco das festas faz-se no requalificado Parque do Sorraia, frente ribeirinha da Vila que acolhe os concertos, a praça da restauração e onde a degustação da gastronomia do Ribatejo se faz com carne de toiro bravo e na envolvente se realizam os espetáculos tauromáquicos. São cinco longos dias e cinco longas noite, onde a principal caraterística é o convívio e a celebração da amizade.
Certos de que um destino se constrói com experiências únicas e as suas gentes, este evento é a personificação do Ribatejo.
Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo: uma festa diferente, a mesma devoção! A edição 2020 das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo foram canceladas devido à situação pandémica global relacionada com o vírus COVID-19. O percurso expositivo "Relembrar a Festa" tem assim o objetivo - e a função - de colmatar a ausência das mais esperadas festas do concelho através de elementos fotográficos e instalações relacionadas com os "pontos altos" dos festejos, na esperança que em 2021 todos nos possamos voltar a reunir para viver a festa, viver o Ribatejo.
1 - Início do percurso expositivo “Relembrar a Festa”
Parque do Sorraia








2 - Composições fotográficas "Relembrar a Festa"
Pavilhão Multiusos de Coruche, Parque do Sorraia







3 - Relembrar o Cortejo Histórico e Etnográfico
Pavilhão Desportivo de Coruche


