A floresta do montado é um caso notável de renovação, exploração sustentável e o que torna Coruche especial, chamando a si o título de Capital Mundial da Cortiça. Coruche combina assim o privilégio do belo e do bom. Cerca de 50% do concelho é floresta, num montado misto, de sobreiro e pinheiro manso, fileiras de excelência, quer pelos produtos gerados, a madeira, a cortiça e o pinhão de qualidade e valor económico, quer pela riqueza da fauna e da flora mas também pelo elevado contributo ambiental e valor ecológico combinado.
Visitar :
Proposta de percursos que podem ser realizados em qualquer tipo de veículo, motorizados ou não motorizados:
Situa-se a cerca de 9,5km da vila de Coruche e tem uma albufeira com cerca de 2,5km de comprimento, numa área de 884 hectares. Envolvido por maciços de sobreiro e pinhal, o açude do Monte da Barca constitui um espetáculo de rara beleza, convidativo para passeios a pé. Este é o lugar ideal para desfrutar do ar puro e da tranquilidade. A pesca e a canoagem são práticas desportivas recorrentes neste açude.
Visitar:
GPS: 38°54'35.4"N 8°28'46.0"W
Ver no Google Maps
O Atelier Interpretativo Apícola, instalado em zona de reserva ecológica no lugar de Escusa, Coruche, está integrado num espaço de 100 hectares em parceria com a Carapinheira, uma reserva de biodiversidade. Ali se encontram instalados dois apiários com cerca de 100 colmeias apoiados por um espaço pedagógico e de lazer, com atelier de conhecimento, atelier sensitivo, oficina de cera, unidade de extração e parque de merendas para piquenique e descanso.
O projeto nasce da necessidade de divulgar a importância da abelha na nossa vida. A abelha está em perigo de extinção. É um dos mais profícuos insetos polinizadores, sendo responsável por cerca de 80% das plantas polinizadas.
Atelier Interpretativo Apícola assume-se como um espaço de respeito para com a natureza, de biodiversidade e de contacto com o mundo natural, sendo possível, para além de adquirir mel diretamente ao produtor, realizar um conjunto de atividades diversas que carecem de marcação prévia.
Programa “conhecer”: Um dia dedicado a conhecer o trabalho da abelha; Programa"Descobrir”: Uma aventura diferente para viver a experiência de ser apicultor; e o Programa “Experiencial”: Uma aventura para viver a experiência de ser apicultor com a realização de um passeio pedestre com observação da flora entre apiários, um percurso de 10km de dificuldade média e com duração de 2 horas.
A Birds & Nature Tours Portugal é a primeira empresa portuguesa totalmente dedicada a organizar atividades ligadas à observação de aves: o birdwatching. A Birds & Nature desenvolve essencialmente tours guiados para observação de aves e os tours fotográficos, os cursos e workshops de birdwatching, as viagens de birdwatching e as atividades mistas incluídas.
Já experimentou ir para o campo apanhar cogumelos? Não é aconselhável que o faça sozinho, se não tiver os conhecimentos necessários para distinguir as espécies comestíveis das venenosas. Com a chegada da chuva realizam-se os chamados passeios micológicos, orientados por quem sabe do assunto. Integrado num grupo, munido de cesta, participe num passeio campestre onde pode aprender algumas noções básicas sobre a apanha de cogumelos, para além de desfrutar de umas horas bem passadas em plena natureza.
O Município de Coruche, no âmbito do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, realiza anualmente, em janeiro, o Encontro Micológico que consiste num passeio micológico pela Herdade dos Concelhos.
Localizado na frente ribeirinha do Sorraia, o Jardim 25 de Abril foi inaugurado a 28 de Maio de 1948, tendo sofrido recentemente obras de requalificação. Dispõe de vários espaços de lazer e estruturas de recreio, ao mesmo tempo que permite contemplar todo o espaço envolvente, de paisagens naturais e urbanas, albergando ainda um espaço de anfiteatro.
A criação e requalificação de infraestruturas de apoio, áreas de conservação de recursos naturais, trilhos e estruturas de observação nesta margem, vieram permitir a soma de mais um local de lazer, com o novo Parque de Merendas, e de desporto, com uma nova zona requalificada que permite caminhar e correr entre o rio e a lezíria.