NATUREZA

 

Floresta de montado

 

A floresta do montado é um caso notável de renovação, exploração sustentável e o que torna Coruche especial, chamando a si o título de Capital Mundial da Cortiça. Coruche combina assim o privilégio do belo e do bom. Cerca de 50% do concelho é floresta, num montado misto, de sobreiro e pinheiro manso, fileiras de excelência, quer pelos produtos gerados, a madeira, a cortiça e o pinhão de qualidade e valor económico, quer pela riqueza da fauna e da flora mas também pelo elevado contributo ambiental e valor ecológico combinado.
 

Visitar:

Proposta de percursos que podem ser realizados em qualquer tipo de veículo, motorizados ou não motorizados:

 

Percurso 1 de 61km (duração: 1 hora e 30 minutos), com início na Praça de Toiros de Coruche e fim no Museu Municipal de Coruche, através de território de floresta de montado e vale do Sorraia (inclui tramo em “terra batida” circulável por qualquer tipo de veículo). Faça aqui o download de track GPS em formato GPX.


Percurso 2 de 174km (duração: 3 horas e 30 minutos), com início na Praça de Toiros de Coruche e fim no Museu Municipal de Coruche, através do vasto território de floresta de montado dos concelhos de Coruche, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Mora, Ponte de Sor, Chamusca e Almeirim (inclui tramos em “terra batida” circuláveis por qualquer tipo de veículo). Faça aqui o download de track GPS em formato GPX.

Paisagem Protegida Local do Açude do Monte da Barca

Situa-se a cerca de 9,5km da vila de Coruche e tem uma albufeira com cerca de 2,5km de comprimento, numa área de 884 hectares. Envolvido por maciços de sobreiro e pinhal, o açude do Monte da Barca constitui um espetáculo de rara beleza, convidativo para passeios a pé. Este é o lugar ideal para desfrutar do ar puro e da tranquilidade. A pesca e a canoagem são práticas desportivas recorrentes neste açude.

Visitar:

GPS: 38°54'35.4"N 8°28'46.0"W

Ver no Google Maps