ATIVIDADES NA NATUREZA

Percurso pedestre Caminhos do Vale ao Montado

 

Este itinerário decorre entre o vale do rio Sorraia e as vastas florestas de montado do concelho que aqui são um caso notável de renovação, exploração sustentável e que faz Coruche chamar a si o título de Capital Mundial da Cortiça. O percurso fica localizado em Vila Nova de Erra, uma pequena localidade a oito quilómetros de Coruche. Nestas florestas homem e animais convivem serenamente há séculos. Ainda hoje se colhe os cogumelos e espargos que crescem aqui, a lenha para combustível, o mel dos tapetes floridos que alimentam as abelhas e a bolota, fruto do sobreiro usada na alimentação dos rebanhos.

Distância: 9,7 km

Duração: 3h

Grau de dificuldade:

Fácil Localização: Vila Nova da Erra

Ponto de partida: Jardim público de Vila Nova da Erra

Fazer o download do Guia (PDF): Clique aqui

Fazer o download do mapa do percurso (PDF): Clique aqui

Ver no Google Maps

 

Caminhos de Santiago

Caminho Central

Etapas 13 e 14

 

A freguesia da Branca acolhe a passagem dos Caminhos de Santiago - Caminho Central pelo concelho de Coruche, o décimo maior do país e que chama a si o título de “Capital Mundial da Cortiça”, pois daqui se extrai 10% da cortiça de Portugal e saem 5 milhões de rolhas por dia. Mais de metade do concelho é floresta, num montado misto, de sobreiro e pinheiro manso, os quais asseguram a cortiça, a madeira e o pinhão de qualidade, mas garantem igualmente o ecossistema e as pastagens adequadas para explorações de gado bravo.

Branca é um lugar para sentir. Não basta falar dela, contar a sua história ou descrever a sua paisagem. O mistério que envolve a paisagem, o cultivo da terra e a sabedoria secular dos seus habitantes, cuja hospitalidade e simpatia é reconhecida, da gastronomia ao artesanato, assim como o forte enraizamento das suas tradições, são muitas as razões para nos brindar com um passeio por esta terra.

 

A freguesia de Branca goza de uma situação privilegiada em termos de atrativos turísticos, quer devido às suas paisagens naturais, quer devido à sua fauna e flora e ao facto de estar muito próxima do rio Sorraia. Possui uma rica cultura tradicional, transmitida por via oral através das gerações, divergindo através dos tempos.

 

A freguesia de Branca muito se orgulha do seu património arquitetónico, nomeadamente da igreja matriz, venerando Nossa Senhora da Conceição, assim como da Capela da Herdade das Figueiras (privada), além das várias casas senhoriais presentes na freguesia.

Etapa 13: Vendas Novas / Branca

 

Distância: 33,1 km

Altitude máxima: 150 m

Altitude mínima x Subida acumulada: 430 m

Descida acumulada: -488 m

Duração: 8h15m

Dificuldade (0-5): 3

Mais informação (PDF): Clique aqui

Etapa 14: Branca / Santo Estevão

 

Distância: 17,3 km

Altitude máxima: 96 m

Altitude mínima x Subida acumulada: 156 m

Descida acumulada: -233 m

Duração: 4h00m

Dificuldade (0-5): 2

Mais informação (PDF): Clique aqui

 
 

Percursos pedestres

 

O rio Sorraia é considerado a espinha dorsal do concelho, sendo um dos principais afluentes da margem esquerda do Tejo. As cheias do Sorraia e os seus afluentes contribuíram para a fertilidade da lezíria, através da deposição de sedimentos ricos em matéria orgânica, onde se cultiva o arroz e o milho. Os percursos pedestres da Cegonha e do Cavalo e da Coruja propõem a descoberta descontraída deste território.

 

Percurso Pedestre da Cegonha:

Distância: 8,5km

Duração: 2h20m

Grau de dificuldade: Muito fácil

 

Percurso Pedestre do Cavalo e da Coruja / Ciclovia:

Distância: 8,4km

Duração: 2h10

Grau de dificuldade: Muito fácil

Percursos em requalificação, em breve disponibilizaremos o folheto com informações e cartografia.

Descidas do Sorraia em canoa


A Búzios, em parceria com a DS-Systems (Agência de Animação Turística), organiza descidas do rio Sorraia em canoa, num percurso de 8km, com o acompanhamento de um monitor, passeios de canoagem em qualquer plano de água no concelho e batismos de mergulho nas Piscinas Municipais de Coruche ou em outros locais que ofereçam condições.

 

As atividades carecem de marcação prévia.

Website: www.descidasdosorraia.pt

E-mail: buzios@buzios.org.pt / turismo.educacao@ds-systems.pt

Telefones: +351 919638575 / +351 917169695

 
 

A abelha e o mel com «A Apicultora»

 

O Atelier Interpretativo Apícola, instalado em zona de reserva ecológica no lugar de Escusa, Coruche, está integrado num espaço de 100 hectares em parceria com a Carapinheira, uma reserva de biodiversidade. Ali se encontram instalados dois apiários com cerca de 100 colmeias apoiados por um espaço pedagógico e de lazer, com atelier de conhecimento, atelier sensitivo, oficina de cera, unidade de extração e parque de merendas para piquenique e descanso.
 

O projeto nasce da necessidade de divulgar a importância da abelha na nossa vida. A abelha está em perigo de extinção. É um dos mais profícuos insetos polinizadores, sendo responsável por cerca de 80% das plantas polinizadas.

 

Atelier Interpretativo Apícola assume-se como um espaço de respeito para com a natureza, de biodiversidade e de contacto com o mundo natural, sendo possível, para além de adquirir mel diretamente ao produtor, realizar um conjunto de atividades diversas que carecem de marcação prévia.

 

Programa “conhecer”: Um dia dedicado a conhecer o trabalho da abelha; Programa"Descobrir”: Uma aventura diferente para viver a experiência de ser apicultor; e o Programa “Experiencial”: Uma aventura para viver a experiência de ser apicultor com a realização de um passeio pedestre com observação da flora entre apiários, um percurso de 10km de dificuldade média e com duração de 2 horas.

 

Visitar:

Carece de marcação prévia, informações através de www.aapicultora.pt / +351 917284421 / a.apicultora@hotmail.com

GPS 39°01'21.1"N 8°21'28.7"W

Ver no Google Maps

Birdwatching

 

O concelho de Coruche, com 1115,70 km2 de área, é o décimo maior de Portugal. Nesta região encontra-se uma das maiores e mais bem conservadas manchas florestais do território nacional, composta sobretudo por montado de sobreiros e pinheiros. O concelho é atravessado pelo rio Sorraia e pelo seu principal afluente, a ribeira do Divor ambos os cursos de água sendo ladeados por galerias ripícolas bem desenvolvidas.

 

As principais aves que podem ser observadas na área de Coruche são:

 

Aves aquáticas: garça-branca-pequena, garça-real, galinha-d’água e borrelho-pequeno-de-coleira;

Grandes aves terrestres: garça-boieira, águia-calçada, abibe, pombo-torcaz, cuco-canoro, coruja-do-mato, noitibó-de-nuca-vermelha, abelharuco, poupa, pica-pau-malhado-grande e picapau-malhado-pequeno;

Passeriformes: cotovia-de-poupa, cotovia-arbórea, andorinha-das-barreiras, andorinha-dáurica, petinha-riberinha, carriça, pisco-de-peito-ruivo, rouxinol-comum, rabirruivo-de-testa-branca, rouxinol-bravo, felosa-poliglota, toutinegra-de-barrete-preto, felosa-de-Bonelli, felosa-ibérica, chapim-de-poupa, trepadeira-comum, trepadeira-azul, picanço-real, picanço-barreteiro, gralha-preta, estorninho-preto, bico-de-lacre, bengali-vermelho, pardal-francês, bico-grossudo, escrevedeira-de-garganta-preta e trigueirão.

 

A melhor época para realizar birdwatching é a primavera (de março a junho).
 

Atividade:


Percurso de observação de aves de 100km (duração: 2 horas e 30 minutos, sem contabilizar paragens), com início na Praça de Toiros de Coruche e fim no Museu Municipal de Coruche ao longo dos melhores locais para observação de aves no concelho. Faça aqui o download de track GPS em formato GPX.

 

Birdwatching no Monte do Areeiro

 

O Monte do Areeiro, inserido numa herdade com 800 hectares de montado de sobro, é um lugar que apresenta excelentes condições para a prática do birdwatching. A proteção dada à paisagem natural e a preservação da biodiversidade, aliadas a uma gestão sustentada de aproveitamento dos recursos existentes, fazem do monte um lugar de equilíbrio, onde poderá apreciar as espécies de aves e a natureza no seu estado mais puro.

 

Atividades de birdwatching carecem de marcação prévia:

Website: www.montedoareeiro.com
E-mail: contacto@montedoareeiro.com
Telefone: +351 213015494 / +351 213021431
Morada: Estrada Nacional 114, 2100-407 Caneira, Coruche
Facebook: www.facebook.com/montedoareeiro
GPS: 39°03'57.69"N 8°33'53.63"W

 

Tours de birdwatching

 

A Birds & Nature Tours Portugal é a primeira empresa portuguesa totalmente dedicada a organizar atividades ligadas à observação de aves: o birdwatching. A Birds & Nature desenvolve essencialmente tours guiados para observação de aves e os tours fotográficos, os cursos e workshops de birdwatching, as viagens de birdwatching e as atividades mistas incluídas.

 

Contactar empresa para a realização de atividades de birdwatching em Coruche:

Website: www.birds.pt
E-mail: booking@birds.pt
Telefone: +351 913299990
Morada: Monte dos Sapos, Vivenda, 7750-387 Mértola
Facebook: www.facebook.com/birdwatching.tours.in.portugal

 

Passeios micológicos


Já experimentou ir para o campo apanhar cogumelos? Não é aconselhável que o faça sozinho, se não tiver os conhecimentos necessários para distinguir as espécies comestíveis das venenosas. Com a chegada da chuva realizam-se os chamados passeios micológicos, orientados por quem sabe do assunto. Integrado num grupo, munido de cesta, participe num passeio campestre onde pode aprender algumas noções básicas sobre a apanha de cogumelos, para além de desfrutar de umas horas bem passadas em plena natureza.

 

O Município de Coruche, no âmbito do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, realiza anualmente, em janeiro, o Encontro Micológico que consiste num passeio micológico pela Herdade dos Concelhos.
 

Informações em:

Email: observatorio@cm-coruche.pt
Telefone: +351 243611210
Horário: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

 

CONTACTOS

Posto de Turismo de Coruche

posto.turismo@cm-coruche.pt
T: +351  243619072
Serviço de Turismo de Coruche

T: +351  243610820
turismo@cm-coruche.pt

www.visitcoruche.com

www.cm-coruche.pt

www.visitribatejo.pt

CONTACTAR

© Turismo de Coruche. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black TripAdvisor Icon