CONTACTOS

Posto de Turismo de Coruche

posto.turismo@cm-coruche.pt
T: +351  243619072
Serviço de Turismo de Coruche

T: +351  243610820
turismo@cm-coruche.pt

www.visitcoruche.com

www.cm-coruche.pt

www.visitribatejo.pt

CONTACTAR

© Turismo de Coruche. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black TripAdvisor Icon

ATIVIDADES NA NATUREZA

 

Percursos pedestres

 

O rio Sorraia é considerado a espinha dorsal do concelho, sendo um dos principais afluentes da margem esquerda do Tejo. As cheias do Sorraia e os seus afluentes contribuíram para a fertilidade da lezíria, através da deposição de sedimentos ricos em matéria orgânica, onde se cultiva o arroz e o milho. Os percursos pedestres da Cegonha e do Cavalo e da Coruja propõem a descoberta descontraída deste território.

 

Percurso Pedestre da Cegonha:

Distância: 8,5km

Duração: 2h20m

Grau de dificuldade: Muito fácil

Realizar o download do folheto do percurso (PDF)

 

Percurso Pedestre do Cavalo e da Coruja / Ciclovia:

Distância: 8,4km

Duração: 2h10

Grau de dificuldade: Muito fácil
Realizar o download do folheto do percurso (PDF)

Descidas do Sorraia em canoa


A Búzios, em parceria com a DS-Systems (Agência de Animação Turística), organiza descidas do rio Sorraia em canoa, num percurso de 8km, com o acompanhamento de um monitor, passeios de canoagem em qualquer plano de água no concelho e batismos de mergulho nas Piscinas Municipais de Coruche ou em outros locais que ofereçam condições.

 

As atividades carecem de marcação prévia.

Website: www.descidasdosorraia.pt

E-mail: buzios@buzios.org.pt / turismo.educacao@ds-systems.pt

Telefones: +351 919638575 / +351 917169695

 
 

A abelha e o mel com «A Apicultora»

 

O Atelier Interpretativo Apícola, instalado em zona de reserva ecológica no lugar de Escusa, Coruche, está integrado num espaço de 100 hectares em parceria com a Carapinheira, uma reserva de biodiversidade. Ali se encontram instalados dois apiários com cerca de 100 colmeias apoiados por um espaço pedagógico e de lazer, com atelier de conhecimento, atelier sensitivo, oficina de cera, unidade de extração e parque de merendas para piquenique e descanso.
 

O projeto nasce da necessidade de divulgar a importância da abelha na nossa vida. A abelha está em perigo de extinção. É um dos mais profícuos insetos polinizadores, sendo responsável por cerca de 80% das plantas polinizadas.

 

Atelier Interpretativo Apícola assume-se como um espaço de respeito para com a natureza, de biodiversidade e de contacto com o mundo natural, sendo possível, para além de adquirir mel diretamente ao produtor, realizar um conjunto de atividades diversas que carecem de marcação prévia.

 

Programa “conhecer”: Um dia dedicado a conhecer o trabalho da abelha; Programa"Descobrir”: Uma aventura diferente para viver a experiência de ser apicultor; e o Programa “Experiencial”: Uma aventura para viver a experiência de ser apicultor com a realização de um passeio pedestre com observação da flora entre apiários, um percurso de 10km de dificuldade média e com duração de 2 horas.

 

Visitar:

Carece de marcação prévia, informações através de www.aapicultora.pt / +351 917284421 / a.apicultora@hotmail.com

GPS 39°01'21.1"N 8°21'28.7"W

Ver no Google Maps

Birdwatching

 

O concelho de Coruche, com 1115,70 km2 de área, é o décimo maior de Portugal. Nesta região encontra-se uma das maiores e mais bem conservadas manchas florestais do território nacional, composta sobretudo por montado de sobreiros e pinheiros. O concelho é atravessado pelo rio Sorraia e pelo seu principal afluente, a ribeira do Divor ambos os cursos de água sendo ladeados por galerias ripícolas bem desenvolvidas.

 

As principais aves que podem ser observadas na área de Coruche são:

 

Aves aquáticas: garça-branca-pequena, garça-real, galinha-d’água e borrelho-pequeno-de-coleira;

Grandes aves terrestres: garça-boieira, águia-calçada, abibe, pombo-torcaz, cuco-canoro, coruja-do-mato, noitibó-de-nuca-vermelha, abelharuco, poupa, pica-pau-malhado-grande e picapau-malhado-pequeno;

Passeriformes: cotovia-de-poupa, cotovia-arbórea, andorinha-das-barreiras, andorinha-dáurica, petinha-riberinha, carriça, pisco-de-peito-ruivo, rouxinol-comum, rabirruivo-de-testa-branca, rouxinol-bravo, felosa-poliglota, toutinegra-de-barrete-preto, felosa-de-Bonelli, felosa-ibérica, chapim-de-poupa, trepadeira-comum, trepadeira-azul, picanço-real, picanço-barreteiro, gralha-preta, estorninho-preto, bico-de-lacre, bengali-vermelho, pardal-francês, bico-grossudo, escrevedeira-de-garganta-preta e trigueirão.

 

A melhor época para realizar birdwatching é a primavera (de março a junho).
 

Atividade:


Percurso de observação de aves de 100km (duração: 2 horas e 30 minutos, sem contabilizar paragens), com início na Praça de Toiros de Coruche e fim no Museu Municipal de Coruche ao longo dos melhores locais para observação de aves no concelho. Faça aqui o download de track GPS em formato GPX.

 

Birdwatching no Monte do Areeiro

 

O Monte do Areeiro, inserido numa herdade com 800 hectares de montado de sobro, é um lugar que apresenta excelentes condições para a prática do birdwatching. A proteção dada à paisagem natural e a preservação da biodiversidade, aliadas a uma gestão sustentada de aproveitamento dos recursos existentes, fazem do monte um lugar de equilíbrio, onde poderá apreciar as espécies de aves e a natureza no seu estado mais puro.

 

Atividades de birdwatching carecem de marcação prévia:

Website: www.montedoareeiro.com
E-mail: contacto@montedoareeiro.com
Telefone: +351 213015494 / +351 213021431
Morada: Estrada Nacional 114, 2100-407 Caneira, Coruche
Facebook: www.facebook.com/montedoareeiro
GPS: 39°03'57.69"N 8°33'53.63"W

 

Tours de birdwatching

 

A Birds & Nature Tours Portugal é a primeira empresa portuguesa totalmente dedicada a organizar atividades ligadas à observação de aves: o birdwatching. A Birds & Nature desenvolve essencialmente tours guiados para observação de aves e os tours fotográficos, os cursos e workshops de birdwatching, as viagens de birdwatching e as atividades mistas incluídas.

 

Contactar empresa para a realização de atividades de birdwatching em Coruche:

Website: www.birds.pt
E-mail: booking@birds.pt
Telefone: +351 913299990
Morada: Monte dos Sapos, Vivenda, 7750-387 Mértola
Facebook: www.facebook.com/birdwatching.tours.in.portugal

 

Passeios micológicos


Já experimentou ir para o campo apanhar cogumelos? Não é aconselhável que o faça sozinho, se não tiver os conhecimentos necessários para distinguir as espécies comestíveis das venenosas. Com a chegada da chuva realizam-se os chamados passeios micológicos, orientados por quem sabe do assunto. Integrado num grupo, munido de cesta, participe num passeio campestre onde pode aprender algumas noções básicas sobre a apanha de cogumelos, para além de desfrutar de umas horas bem passadas em plena natureza.

 

O Município de Coruche, no âmbito do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, realiza anualmente, em janeiro, o Encontro Micológico que consiste num passeio micológico pela Herdade dos Concelhos.
 

Informações em:

Email: observatorio@cm-coruche.pt
Telefone: +351 243611210
Horário: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30