CONTACTOS

Posto de Turismo de Coruche

posto.turismo@cm-coruche.pt
T: +351  243619072
Serviço de Turismo de Coruche

T: +351  243610820
turismo@cm-coruche.pt

www.visitcoruche.com

www.cm-coruche.pt

www.visitribatejo.pt

CONTACTAR

© Turismo de Coruche. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black TripAdvisor Icon

MONTADO

 

Território corticeiro de Coruche

 

O montado de sobro é um fator distintivo tão antigo e tão forte que pode ser considerado uma das maiores marcas territoriais da paisagem portuguesa. Pela sua origem e dependência antropogénica, a paisagem suberícola é uma paisagem humanizada, construída, gerida e utilizada pelo homem.


Os sobreiros ocupam unicamente uma pequena parte do nosso planeta: desenvolvem-se no Mediterrâneo, bem como na vertente atlântica de Marrocos, Portugal e no sudoeste de França. A extensão é grande em si mesma, mas reduzida à escala planetária.

 

Como resultado gerou-se uma situação de elevado interesse: o mundo da cortiça evoluiu até à modernidade conservando as suas essências. Hoje, os povos corticeiros e as suas paisagens são um mosaico único de uma grande riqueza natural e antropológica.


Como viagem constituem todo um mundo por descobrir: montanhas e planícies com bosques espessos, pastos imensos com exemplares magníficos e horizontes a perder de vista… E, ao lado de tudo isso, aldeias, vilas e cidades que foram industrializados, que se especializaram no atendimento florestal, mantendo orgulhosamente a sua condição ancestral de municípios corticeiros.


Em todos estes núcleos existe um urbanismo peculiar, têm a sua arquitetura, o seu património cultural, a sua arqueologia, oferecem a sua gastronomia própria e nas suas muitas línguas falam e explicam o comum: o sobreiro, a cortiça, a sua história e aplicações, a sua utilização e a sua beleza.


A visita ao mundo da cortiça é um desafio para o viajante. Um longo caminho, múltiplo, intenso, rico em sensações, que alcançará, finalmente, o conhecimento da diversidade de um sistema. Um magnífico objetivo para o nosso tempo de férias e lazer.

 

Informação:

www.visitterritorioscorticeiros.pt

Observatório do Sobreiro e da Cortiça

 

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça é um projeto desenhado pelo arquiteto Manuel Couceiro sob encomenda da Câmara Municipal de Coruche. É assumidamente um edifício provocador, poético que cria uma orgânica que remete para a metáfora do sobreiro como elemento vivo. É um edifício de primeiro andar, todo ele é revestido a cortiça e tem por objetivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor, funcionando para tal em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.


Morada: Zona Industrial Monte da Barca, Lote 41, 2100-051 Coruche
Email: observatorio@cm-coruche.pt

Telefone: +351 243611210

Horário: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
GPS 38°56'09.6"N 8°29'11.1"W

Ver no Google Maps