CONTACTOS

Posto de Turismo de Coruche

posto.turismo@cm-coruche.pt
T: +351  243619072
Serviço de Turismo de Coruche

T: +351  243610820
turismo@cm-coruche.pt

www.visitcoruche.com

www.cm-coruche.pt

www.visitribatejo.pt

CONTACTAR

© Turismo de Coruche. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black TripAdvisor Icon

A LEZÍRIA DE CORUCHE

A lezíria de Coruche

A lezíria de Coruche caracteriza a zona agrícola muito fértil, situada na região central do concelho de Coruche, ao longo do vale do rio Sorraia, integrando a lezíria do vale do rio Tejo, do qual o rio Sorraia é um dos principais afluentes.

Na fértil lezíria do Sorraia distinguem-se duas das culturas mais importantes para a agricultura portuguesa e mais marcantes para a gastronomia e indústria locais: O arroz e o milho.

Em relação ao arroz, Coruche acolhe diversas indústrias agro-alimentares vocacionadas, fundamentalmente produtoras e transformadoras, para o arroz, tornando a região do Vale do Sorraia a segunda de portugal na produção de arroz. O arroz tem ainda um papel fundamental na gastronomia local tradicional, confeccionando-se com este produto alguns dos pratos mais emblemáticos, como são exemplos o Arroz de Entrecosto e o Arroz Doce.

No que diz respeito ao milho, Coruche acolhe, na estação experimental António Teixeira, o Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, um espaço de investigação e de pesquisa que une todos os atores desta fileira numa estratégia  comum de produção de conhecimento aplicado a estas culturas. A cultura do milho ocupa em Portugal uma área de cerca de 130 mil hectares e Coruche é o quarto concelho com maior área de cultivo de milho, ultrapassando os 4000 hectares.


Visitar:


Entre os meses de abril e setembro, poderão visitar-se campos de arroz e de milho em Coruche. O percurso compreendido entre as localidades de Coruche e Biscainho (EN119) ou entre as localidades de Coruche e Erra (Estrada da Erra), apresentam boas condições para observar as paisagens e a fauna associada a este tipo de culturas.