CONTACTOS

Posto de Turismo de Coruche

posto.turismo@cm-coruche.pt
T: +351  243619072
Serviço de Turismo de Coruche

T: +351  243610820
turismo@cm-coruche.pt

www.visitcoruche.com

www.cm-coruche.pt

www.visitribatejo.pt

CONTACTAR

© Turismo de Coruche. Todos os direitos reservados.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black TripAdvisor Icon

SÃO JOSÉ DA LAMAROSA

Descrição da Freguesia:


Freguesia muito antiga passou no entanto por um periodo, entre 1936 e 1962,  em que esteve anexada à freguesia de S. João Baptista de Coruche voltando a freguesia em 1962. Encontra-se a 15 km da sede do concelho de Coruche e ocupa uma área de 110.6 km2 .

Em 1238 era uma herdade coutada por D. Sancho II e Soeiro Gonçalves, vindo a ser elevada a categoria de vila por Filipe III.

Em termos eclesiásticos, a freguesia pertenceu ao Patriarcado de Lisboa e o pároco de 1758 informou que a população era de 254 habitantes e que a igreja tinha ficado arruinada no terramoto de 1755, sendo logo reedificada.

Na igreja paroquial, dedicada a S. José, é de notar a lápide alusiva à definição do Dogma da Conceição. O templo é de uma só nave, coberta de um tecto de madeira, tem altar-mor e mais dois colaterais. Os frontais de três altares são de azulejos seiscentistas, com ornatos azuis e amarelos sobre fundo branco. Dos mesmos azulejos são revestidos dois altares pequenos que ladeiam o altar-mor, funcionando como credenciais e desprovidos de retábulo.


Freguesia rural onde se destacam como principais atividades a agricultura, a exploração florestal (cortiça, pinheiro e eucalipto), a fruticultura (morango, pêssego, ameixa e citrinos), a viticultura, a indústria e a carpintaria.
 
Orago:
São José
 
Atividades económicas:
Agricultura, exploração florestal (cortiça, pinheiro e eucalipto), fruticultura (morango, pêssego, ameixa e citrinos), viticultura, indústria e carpintaria

Festas e romarias:
São José da Lamarosa (2.ª semana de setembro)


Património cultural e edificado:
Igreja Matriz de São José da Lamarosa
Casas Altas


Gastronomia:
Couves com carne, febras da matança, enchidos, chouriça com arroz e farinha, carne de cozer e sangue de porco e belhós de abóbora menina
 
Artesanato:
Cestaria em vime
Mouchos (banco revestido a junco com estrutura em madeira)
Trabalhos em cortiça (reprodução de diversos objectos em miniaturas)
Bordados em seda

Contactos da Junta de Freguesia:

Morada: Rua Luís de Camões, 2100-405 São José da Lamarosa

Telefone: +351 243724146

Fax: +351 243724148

E-mail: juntaflamarosa@oninet.pt