A 35.ª edição das Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa, que decorrem de 28 de fevereiro a 2 de março. Este ano, o evento apresenta em cartaz 11 restaurantes aderentes, proporcionando aos comensais uma viagem pelos mais genuínos sabores ribatejanos em homenagem à gastronomia típica local. São eles: O Coruchense, Ó Manel, O Farnel, Fonte de Pau, Stein Grill, Coruja Chef, Ponte da Coroa, Sabores de Coruche, Maia, Páteo Sorraia e Temperos da Terra. Como já é tradição, a programação inclui animação e música, com a participação de artistas locais e ranchos folclóricos.
Sopa de feijão com couve, febra e cachola de azeite e vinagre, bacalhau assado com migas ou ensopado de borrego, tudo acompanhado de vinhos regionais, eis algumas das sugestões nos cardápios das 11 casas que se associam ao certame gastronómico. Estes restaurantes prestam, assim, homenagem ao património gastronómico local, tendo como referência incontornável a obra do gastrónomo coruchense José Labaredas, autor do livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares” (1999).
O livro, que contém uma recolha exaustiva do receituário regional, apresenta ainda estudos eruditos sobre a gastronomia em Gil Vicente, o fumeiro e os enchidos portugueses, as feijoadas lusas e até a gastronomia na obra de Eça de Queiroz. Mais do que um repositório de saberes, é um testemunho vivo do amor e do afeto de Labaredas por Coruche e pelas suas gentes.
Inspiradas no legado gastronómico coruchense, as ementas deste ano refletem a riqueza dos sabores tradicionais, que transportam consigo a memória sensorial e a autenticidade da região. Podem encontrar-se no menu pratos emblemáticos como sopa de feijão-frade do Couço, febra e cachola de azeite e vinagre, bacalhau assado com migas, ensopado de borrego, entrecosto com migas, cabrito frito à lavrador, carne de porco de alguidar com migas do pingo e sável frito com açorda de ovas, entre outros, tudo harmonizado com os melhores vinhos da região. As sobremesas, autênticas tentações, incluem arroz doce, bolo branco e bolos de mel e nozes.
A carne do toiro bravo é o mote principal deste evento gastronómico único, que a vila de Coruche promove há mais de uma década e a que estão associados os valores tradicionais da cultura tauromáquica. Todos os anos, Coruche lança o desafio: “Faça uma pega de caras...no prato!”.
Certame que reúne os principais atores desta fileira, na Capital Mundial da Cortiça. A Feira tem lugar no Pavilhão Multiusos localizado no centro da vila, estando o Observatório do Sobreiro e da Cortiça reservado para as conferências e debates. Uma panóplia de atividades como exposições, espetáculos musicais, desfile de moda (Coruche Fashion Cork) e evasão no montado fazem parte também da programação selecionada.
Mais informação em: https://www.ficor.com.pt/
Organização: Câmara Municipal de Coruche
A Corrida das Pontes reúne centenas de atletas, tradicionalmente no último dia da FICOR e tem vindo a destacar-se ao longo dos anos pelo excelente nível de organização e pelo percurso atrativo que é desenhado anualmente. A grande afluência a este evento é partilhada com a Corrida da Família, que se realiza em simultâneo e que é dedicada ao público em geral.
O festival de música Sons de Verão preenche as noites quentes de verão com uma programação cuidada que reúne bandas e artistas de sonoridades e géneros diversificados, do jazz à música popular; do rock ao folclore, e sempre ao ar livre.
Organização: Câmara Municipal de Coruche
O cartaz será disponibilizado em breve...
A prova de resistência em bicicleta de montanha 24H BTT Coruche disputa-se ao longo de 24 horas pela lezíria e pela charneca ribatejana num circuito de aproximadamente 10 km por volta. A competição de BTT mais aguardada do Concelho põe à prova participantes a solo ou em equipas masculinas, femininas ou mistas de dois, quatro e seis elementos. Como sempre, garantem-se surpresas e novos desafios.
Coruche acolhe regularmente importantes concursos de pesca desportiva de âmbito nacional, europeu e mundial. As pistas de pesca do rio Sorraia, na frente ribeirinha de Coruche e em Santa Justa (Couço), apresentam excelentes condições para este desporto, fruto das características do espelho de água e da riqueza piscícola do Sorraia.
O rio é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca artesanal de rio. Esta riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo o Sorraia considerado um dos melhores pesqueiros mundiais.
O Triatlo de Coruche é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coruche e da Federação de Triatlo de Portugal. É constituído por uma prova pontuável para o Campeonato Nacional Jovem, Juvenis e Taça de Portugal de Triatlo.
Normalmente, a zona ribeirinha da vila de Coruche recebe anualmente centenas de atletas preparados para o desafio imposto pelas provas de aquatlo e triatlo que animam desportivamente o centro da vila de Coruche e toda a zona ribeirinha junto ao rio Sorraia.
Organização: Câmara Municipal de Coruche / Federação de Triatlo de Portugal
O cartaz será disponibilizado em breve...
Realizado, habitualmente, no mês de julho, o festival engloba espetáculos musicais, eventos desportivos, como torneios de padel e futebol de praia, descida do rio em caiaque, aulas de dança e a tradicional corrida do Trail da Coruja, e momentos de festa, com sunsets e animação noturna. A iniciativa proporciona aos jovens do Concelho um vasto programa de animação transversal ao longo de três dias intensos, envolvendo agentes culturais, associativos e toda a comunidade. As atividades são gratuitas e abertas à população.
São uma das mais reconhecidas festividades religiosas e populares do país, contando sempre com milhares de visitantes que não perdem a oportunidade de visitar Coruche nesta época do ano. O fogo de artifício, a procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, a animação taurina nas ruas do centro histórico, o cortejo Histórico e Etnográfico no dia 17, feriado municipal, o dia do Campino, são alguns dos momentos altos da Festa, que conta sempre com grandes concertos e, naturalmente, boa gastronomia ribatejana.
Organização: Câmara Municipal de Coruche / Comissão de Festas
A centenária Feira de São Miguel preserva tradições que remontam às origens do concelho, nomeadamente a atividades predominantes em épocas ancestrais, como a agricultura. Já não se veem carrosséis ao som de flautistas, mas ainda se destaca o mercado da feira no Parque de Feiras e Merendas, que reúne vendedores, artesãos, animação, gastronomia e o que de mais genuíno e tradicional Coruche tem para dar.
Um evento que reúne todas as gerações e oferece uma excelente oportunidade para comprar livros a preços competitivos. Conta com autores convidados, workshops, palestras e sessões de leitura que primam pela qualidade temática subjacente a um tema central que é lançado todos os anos.
Evento que celebra e demonstra os costumes, a autenticidade e os produtos únicos de Coruche numa experiência imersiva em tradição e sabores. Durante dois dias o prato “Comer de Carne” é preparado com saber e genuinidade singulares em restaurantes e quintas da região. Gastronomia autêntica, vinhos de excelência e produtos locais unem-se à celebração do Dia Mundial do Enoturismo.
No período de Natal o Município promove programação lúdica e cultural imbuída de verdadeiro espírito natalício. À chegada do Pai Natal à Vila seguem-se o Comboio de Natal, desfiles temáticos e animação de rua, mas também concertos e programação especialmente pensada para os mais pequenos, que podem deixar as suas cartas ao Pai Natal na Casa do Pai Natal, localizada na Praça da Liberdade. No mesmo período, é ainda possível ganhar prémios em campanhas de incentivo à compra no comércio e na restauração locais. No Natal, Coruche é o local.