21 de março

Comemoração do

Dia Europeu da Criatividade Artística

logo pontes para igualdade 2.png
dia-europeu-criatividade-artistica.jpg

Curtas Metragens sobre Criatividade

 

Alike - A sociedade e nossa capacidade criativa

 

"Alike" é um curta simples, rápido e cativante. Em menos de 8 minutos ele nos mostra de forma gráfica e alegre como rompemos a capacidade criativa de nossos filhos dia após dia, gesto após gesto, palavra por palavra, e ausência após ausência.

 

Por sua vez, essa história nos oferece um belo exemplo de como podemos fazer com que nossos filhos sobrevivam ao trauma chamado “educação formal“. Fichas e mais fichas, rabiscos, negativos… Tudo isso é útil nas justas proporções, mas devemos atender à necessidade de não minar sua capacidade criativa com essas atividades.

 

“Esta é a resposta correta”, “Isto não tem lógica”, “Errar é vergonhoso”, “Brincar é uma perda de tempo”… Estas são ideias que mostram no nosso diálogo interno de forma implícita e explícita que, quando éramos crianças, nos ensinavam a reescrever nossas respostas mais criativas porque não se encaixavam em um sistema mega estruturado.

 

O ideal para educar as crianças na criatividade é educá-las longe da necessidade de se precipitar a um desenvolvimento rápido, a não se impor limites e a não descartar as ideias que brotam em sua mente sem analisá-las primeiro.

 

A relação com uma criança tem que ter risos, aventuras e loucuras. Temos que falar “bobagens” com eles, falar sobre “investigação”, sobre “explorar mundos imaginários”, temos que fazer figuras nas sombras, realizar experimentos científicos, contar histórias de trás para frente…

 

Temos que ajudar as crianças a gerenciar as luzes e as sombras de sua mente, a ebulição de suas emoções e a melodia de seus pensamentos. Não podemos cortar suas asas, pois sem elas, eles não podem fazer sua mente voar… e essa é a base da pirâmide de seu crescimento

 

Cada criança é especial e voa à sua maneira, deixando suas qualidades por onde passa. Partindo deste reconhecimento, todos nós somos gênios. No entanto, como Einstein disse uma vez, “se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele passará sua vida inteira acreditando ser estúpido.”

Criatividade na Prática:  O que é criatividade?

O que é criatividade - Prof. Ilíada de Castro

Fotografia arte

Município de Coruche

Concurso de Ideias e Criatividade

PROVERE - Montado de Sobro e Cortiça